Tabernáculo (Exôdo 25:1-9)
Santuário portátil. Levantado por Moisés no deserto de Sinai logo depois que a Lei foi dada. Chama-se habitação (isto é, de Jeová), a tenda da congregação (isto é, de Jeová com o seu povo) e a tenda do testemunho ( Nm 9.15; 18.2).
“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”
Era o principal centro de adoração, um lugar que Deus escolheu “habitar” entre o seu povo e encontrar-se com Ele de maneira especial, dado segundo Suas próprias orientações a Moíses para construção.
O tabernáculo era o único lugar onde no princípio, Deus habitou para falar com o seu povo. Naquele tempo o povo não tinha acesso, nem direito a Ele, só o sumo sacerdote. Ele era composto pelo: Lugar Santo ou Santo Lugar e o Santo dos Santos ou Santíssimo Lugar.
Santo dos Santos (lugar da presença de Deus, experiência pessoal e adoração): só o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano no Santo dos Santos, no dia da Expiação. Qualquer outra pessoa que entrasse morreria. O Santo dos santos ficava separado do Santo Lugar por um véu. Somente o Sumo sacerdote tinha acesso a esta maravilhosa experiência na presença de Deus, de pura adoração.
Fora do tabernáculo, havia um pátio ao seu redor. Era o Átrio do Senhor. O lugar de fora que continha a bacia de bronze e o altar de holocausto Ex. 27.9 Era o lugar de observar, não desfrutar plenamente a presença de Deus, não se tinha experiência pessoal com Deus. Não se via nada, ficava de fora. Apenas se ouvia falar!
Graças ao amor de Deus tão grande, não necessitamos de uma tenda portátil como esta para conhecê-lo. Ele nos deu Jesus Cristo para fazer o acesso livre. Jesus rasgou o véu do templo, que separava o homem de entrar na presença de Deus. Ele se fez pecado por nós, e foi oferta agradável e suficiente para Deus.
Por isso, não devemos ficar apenas nos Átrios (do lado de fora, apenas ouvindo falar), mas entrar no Santo dos Santos (buscar experiência, comunhão pessoal com Deus).
Jesus primeiro se tornou tabernáculo entre nós (Jo 1.14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade) o próprio Deus em nosso meio, e depois também nos deu o privilégio de sermos tabernáculo de Deus, possuindo a morada do Espírito Santo. (Jo 14.16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre” 17;26b “para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”. Então, Deus está aí dentro de você, bem pertinho, próximo, num lugar onde você pode ter comunhão pessoal com Ele. Se você realmente entregou o seu coração para Jesus, Ele está em você!
Hoje, por meio de Jesus, pois Ele é o acesso! Deus está em nós, temos acesso a falar com Ele a qualquer momento, por isso somos tabernáculo Dele, isto por meio de Jesus Cristo. Somos templo santo do Senhor, para a habitação do seu Espírito. Gl 2.20 “mas Cristo vive em mim” I Co 6:19 “ OU não sabeis que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
Tendo este acesso livre, por causa de Jesus, não devemos ficar apenas nos átrios. O que falta para que você entre no Santo dos Santos? Na presença de Deus? O véu que impedia a entrada foi rasgado por meio de Jesus Cristo. Qualquer um agora possuí acesso a este lugar de adoração Jo 4.19-26. A única coisa que ainda poderá nos impedir de estar na presença de Deus é o pecado. Se o seu coração está limpo e livre para com Deus nada te impede.
Reflexão:
- O que está faltando na minha vida para que eu seja tabernáculo de Deus?
- O que me impede de entrar no Santo dos Santos?
- Deus não habita em templo sujo Gl 5. 16-26
- O Senhor deseja sua total e exclusiva adoração
- Tabernáulo é lugar de sacrifício (O que eu preciso sacrificar(abandonar), para viver uma vida de comunhão e experiência pessoal com Ele?)
- Tabernáculo é lugar de serviço At 1.8
- Tabernáculo é lugar de consagração e santidade (Sou exclusividade de Jesus? Tenho me disposto completamente para Ele?) I Ts 5.23
Através deste ato de amor, que é a coreografia, podemos e devemos, sair dos átrios e entrar na presença de Deus, no Santo dos Santos.
I Ts 3.13 Estar na presença de Deus com coração limpo.
Mt 5.8 “ Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”
Seja Abençoada! Feliz Vida e com Cristo!
2 comentários:
o site ficou bom d+!!
o site ficou legal!!!
Postar um comentário